top of page

Desafios na área 
Marinha

Moçambique enfrenta diversos desafios na área marinha devido à sua extensa costa e à importância dos recursos marinhos para a economia e a subsistência das comunidades costeiras.

Aquacultura

Image by Collab Media

Talvez já tenhas visto ou saibas que “Moçambique apresenta características peculiares para a ocorrência e cultivo de várias espécies” ou “A aquacultura é a chave no sector pesqueiro”.  Entretanto, a posição que a aquacultura ocupa em Moçambique é questionável e talvez por já se terem desenvolvidos vários projectos fracassados confiantes nas potencialidades de Moçambique, hoje poucos são os investidores nessa área em Moçambique.

Ao longo dos últimos anos vários foram os projectos em Moçambique dentro os quais, muitos ou todos limitaram se na formação de estudantes em aquacultura, o que poucos falam é que nenhum formado a partir destes projectos conseguiu implementar um projecto em aquacultura.

A falta da implementação dos projectos por parte dos formados pode estar associado a justificativa tradicional “Falta de ração, alvinos e equipamentos”.  Então, por quê investir em uma formação continua nos estudantes se o verdadeiro problema não reside neste?

 

Grande parte dos esforços deviam estar focados inicialmente na justificativa tradicional. Os pescadores deviam de igual modo fazer parte dos programas em aquacultura. 

Pesca em Moçambique 

20230206_100112.jpg

Moçambique apresenta potencialidades a nível pesqueiro. A falta da introdução de ferramentas e estratégias reconhecidas a nível internacional espelhando a realidade de Moçambique condiciona o desenvolvimento nessa área.

20230202_062427.jpg

Pesca em Moçambique 

Cerca de 66% da população Moçambicana vive na zona costeira e tem os recursos pesqueiros como a sua única fonte de renda. A taxa de natalidade na área costeira é maior em relação as cidades. Estes fatores divergem para com o sucesso da gestão do pescado uma vez que anualmente observa-se o aumento do esforço de pesca. As estratégias de gestão pesqueira podem favorecer para com o declínio do pescado se estiver centralizado em um fator/esforço de pesca errado

 

Capturar.JPG

Período de veda

Grande parte dos pescadores a nível Nacional não respeitam o período de veda, criando a sobre pesca de espécies na fase do recrutamento.

 

Um dos maiores desafios na área pesqueira está na implementação de leis que se ajustem a vida das comunidades refletindo nos aspectos biológicos das espécies em cada área.

E essencial a consciencialização da comunidade pesqueira nas leis implementadas pelo governo.

 

20230203_072907.jpg

A vida de um Pescador

Os pescadores em Moçambique enfrentam uma série de desafios em sua vida. Desde as incertezas constantes no mar, referentes as condições climáticas imprevisíveis e perigos naturais, colocando suas vidas em risco para garantir a sobrevivência de suas famílias. Além disso, as regulamentações e normas de pesca muitas vezes se tornam um obstáculo, exigindo um equilíbrio entre cumprir as leis e manter o sustento no seio familiar. A pressão sobre os recursos pesqueiros devido à pesca excessiva representa uma ameaça à sustentabilidade, impactando diretamente a renda e a segurança alimentar das comunidades costeiras. Entretanto, a aquacultura é uma das ferramentas que pode auxiliar os pescadores na independência a pesca. Apesar da posição que a Aquacultura ocupa em Moçambique, é essencial a integração dos pescadores em projectos sólidos em aquacultura.

pescador.JPG

O desabafo de um pescador

Nasci e cresci na costa, no meio da corda e da rede de arrasto, dentro de um barco ao sabor das ondas. O meu mundo chama-me de pescador. Os meus Pais ensinaram-me a pescar, a tirar de mahatas (ervas marinhas) o mapalo, as ostras lapidadas pela sua natureza e a corrente do mar. Recordo-me como se fosse ontem, a fome rasgava as nossas barrigas, sentia que as minhas tripas estavam secas e nada podia fazer senão aguardar pelo meu Pai que estava no mar há 3 dias...

 

Se eu lhe contasse quanto peixe tirei do mar em algum momento as minhas palavras tornariam se figuras de estilo. Tudo ficou no passado. Hoje os navios estão todos atracados. Sem opção, o

governo colocou um período de proibição para a pesca a arrasto "período de veda”. Ficamos todos

esquecidos no meio de quem tem um livro. O que não sabem é que o pescador é um livro.

Hoje percebemos que deveríamos parar de pescar mais o que não entendes é a minha história...

Eu, nasci e cresci na costa, no meio da corda e da rede de arrasto, dentro de um barco ao sabor das ondas.

bottom of page